Na novela “Pantanal“, os próximos capítulos reservam surpresas para Juma (Alanis Guillen). Com seu corpo dando sinais que o bebê irá nascer, a menina onça, que terá um parto emocionante, sairá de fininho da fazenda para a tapera, pois ela deseja dar à luz na beira do rio, assim como sua mãe.
Mas o que Juma não esperava é que Solano (Rafael Sieg) estivesse vivendo em sua tapera. Fato esse, já revelado por Irma (Camila Morgado) em premonição após o cabra matar o filho de Tenório (Murilo Benício).
Solano morre com ataque de onça após fazer Juma refém
Assim, a pantaneira será surpreendida pelo vilão, que usará a própria arma dela para atrair o Velho do Rio (Osmar Prado ) e se vingar. Porém, horas depois eles escutam um rugido de onça e Solano, que está aterrorizado por Juma, vai correndo checar as portas e janelas, mas quando volta é surpreendido por um ataque de onça que o mata.
Após isso, Muda (Bella Campos ) vai para a tapera na companhia de Tibério (Guito) para acompanhar Juma. Entretanto, o casal se surpreende ao avistar a mulher-onça carregando o corpo de Solano. Mais tarde, Jove (Jesuíta Barbosa ) vai atrás da esposa e muito preocupado tenta levá-la de volta para a fazenda, mas é expulso pela moça.
É somente no dia seguinte que Juma entra em trabalho de parto. Com isso, ela pega a mesma canoa usada por sua mãe em seu nascimento e procura um lugar propício para sua filha vir ao mundo. Com muitas dores, ela chama por Jove e Muda, que não sabem onde ela se encontra. No entanto, quem chega para trazer a menina ao mundoo Velho do Rio.