Bruna Marquezine, Anitta, Cleo, Pabllo Vittar e Eliana são alguns artistas que já se submeteram à rinoplastia em nome de ter o nariz dos sonhos. As celebridades ajudam a reforçar a pesquisa mais recente da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), de que a rinoplastia foi uma das operações mais procuradas pelos pacientes: 88 mil realizadas em 2020.
Mas, porque a cirurgia no nariz atrai tanta gente por aqui? “Ao contrário da rinomodelação, que é um procedimento temporário, a rinoplastia é a única maneira definitiva de fazer uma transformação no nariz com grande refinamento e segurança”, afirma o médico otorrino Felipe Buschle.
Quais os tipos de rinoplastia?
Felipe Buschle, que é especialista no procedimento, lembra que há diferentes tipos de rinoplastia. “A cirurgia se transformou muito. Há vários tipos de técnicas, mas o método mais moderno hoje, que é o da minha escolha e de outros grandes cirurgiões pelo mundo, se chama Rinoplastia Ultrassônica, isso para quando a gente faz o trabalho no dorso, ou seja, na parte do ossinho do nariz”, explica.
A Rinoplastia Ultrassônica, lembra o otorrino, não usa o “martelo”, ou “cinzel”, que é o medo de muitos pacientes. “A gente opta pela tecnologia chamada Piezo, para fazer a escultura óssea, resultando em menos edema, menos hematomas e com mais precisão. É uma tecnologia que protege os tecidos como a pele, os músculos e vasos sanguíneos e é específica para esculpir o osso”, detalha.
Para quem quer trabalhar a ponta do nariz, Felipe Buschle recomenda outra técnica avançada, a Rinoplastia Estruturada: “Nesse caso, se usa enxertos, que são pequenos pedaços de cartilagem, para estruturar a ponta. É como se a gente colocasse vigas e pilares para sustentar o nariz em um formato bonito, na posição que a gente quer, respirando bem, e que se mantenha assim por décadas.”
Independente da técnica escolhida, Felipe lembra que o paciente ainda conta com a segurança da simulação computadorizada. “Fazemos isso na consulta e ajuda muito no processo da conversa entre médico e paciente, para a gente conseguir alinhar nossa visão do que é o resultado ideal para ele, porque é sempre algo muito personalizado para que revele a beleza que ele já tem”, declara.