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Infraestrutura e Logística

Nova etapa de licitação de obra rodoviária em União da Vitória tem data marcada

admin
Last updated: 2022/06/11 at 6:59 PM
admin Published junho 11, 2022
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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou o resultado da análise das propostas de preços da licitação da obra de estabilização de taludes da PRC-466 em União da Vitória, região Sul. Foram classificadas as três participantes para a próxima etapa, a abertura de envelopes com documentos de habilitação, marcada para o dia 23 de junho: Compasa do Brasil Distribuidora de Derivados de Petróleo Ltda., com proposta de R$ 4.275.416,18, Gaissler Moreira Engenharia Civil Eireli, com proposta de R$ 4.484.074,63, e Engemassa Engenharia e Construção Eireli, com proposta de R$ 4.659.284,68.

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A publicação, em Diário Oficial e no portal Compras Paraná, também deu início ao prazo para interposição de recursos, até o dia 20 de junho. A licitação é na modalidade Concorrência Pública, em que o vencedor é definido pela proposta de preço mais vantajosa à administração pública e pela habilitação dos documentos exigidos em edital.

A obra será próxima à Ponte Manoel Ribas, também chamada Ponte do Arco, local conhecido no município como um ponto de queda de barreira, principalmente em períodos de chuvas, e atualmente bloqueado para o tráfego de veículos pesados.

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Está prevista a adequação do maciço rochoso próximo à PRC-466, que passará por detonações, cortes e escavações até se tornar um talude com inclinação segura, com duas banquetas (plataformas horizontais) e uma proteção com concreto projetado sobre tela em sua base.

Além das melhorias para prevenir a queda de rochas, o segmento da rodovia no local será deslocado em cerca de cinco metros, ficando próximo ao novo talude e ajudando em sua estabilização. Ela terá duas pistas de rolamento de 3,60 metros cada, com faixas de segurança de um metro nos lados externos, uma ciclovia de 2,70 metros e um gradil para proteção dos pedestres do lado esquerdo da pista.

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Tanto para o talude quanto para a rodovia serão executadas soluções de drenagem, entre elas dreno sub-horizontal em rocha, bueiros, sarjetas de concreto, valetas e drenos longitudinais. Entre a rodovia e o Rio Iguaçu serão implantados muros de gabião, associados a valetas de concreto e descidas d´água.

Por último será refeita a sinalização horizontal e vertical do trecho. O prazo de execução da obra é de seis meses, após concluída a licitação e assinado o contrato.

Fonte: Agência Estadual de Noticias

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admin junho 11, 2022
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