By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Accept
Portal de Notícias de Colombo e RegiãoPortal de Notícias de Colombo e Região
Notification Show More
Aa
Reading: Invest Paraná assina convênios com universidades para promoção de produtos regionais
Share
Aa
Portal de Notícias de Colombo e RegiãoPortal de Notícias de Colombo e Região
Search
Have an existing account? Sign In
Follow US
Invest Paraná

Invest Paraná assina convênios com universidades para promoção de produtos regionais

admin
Last updated: 2022/06/29 at 11:21 AM
admin Published junho 29, 2022
Share
SHARE

O Programa de Apoio às Vocações Regionais Sustentáveis (VRS) investe na expertise de universidades estaduais para elaboração de pesquisas visando a promoção de produtos paranaenses. O VRS é desenvolvido pela Invest Paraná, com apoio de diversas instituições e secretarias do Governo do Estado, entre elas a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Nesta segunda-feira (27), a Invest Paraná firmou oficialmente convênios de parcerias com as universidades estaduais do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) e de Londrina (UEL). O trabalho em conjunto é realizado para a promoção comercial dos produtos da Mata Atlântica (no Litoral) e da erva-mate e pinhão (região Sudeste do Estado).

O VRS também está sendo implementado em Campo Mourão (Noroeste) em uma parceria com a Associação Comercial do município (Acicam), com foco na indústria de fabricação de equipamentos médicos, hospitalares, odontológicos e estéticos ali concentrada.

O objetivo do VRS é integrar produtos locais do Estado às cadeias de valor, de forma sustentável, fortalecendo relações sociais, culturais e ambientais. O trabalho já desenvolvido pelas duas universidades dentro desse objetivo foi apresentado ao vice-governador, Darci Piana.

De acordo com ele, oferecer condições de apresentar a produção paranaense ao mundo é fundamental para dar oportunidade, principalmente, aos filhos dos produtores rurais. “Essa parceria entre as universidades e a Invest Paraná, e a vontade do governador em ajudar essas regiões, é essencial para que aquilo que produzimos seja valorizado em outros locais”, disse.

O diretor de Desenvolvimento Econômico e Relações internacionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, destaca que o VRS está cada vez ganhando mais corpo e que entra em uma segunda etapa com o apoio das universidades. “Resultado esse que envolve cada vez mais entidades em prol desse projeto que queremos colocar ao mundo. Essa é a nossa intenção: comercializar produtos do Paraná, com valor agregado, mundo afora”, destacou.

As universidades têm a oferecer o apoio de pesquisa e desenvolvimento, que são fundamentais. “O Paraná tem um grande patrimônio, que são suas sete universidades estaduais e nossa missão principal é fazer com que esse ativo tecnológico sirva a sociedade”, afirmou o superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

UNICENTRO – A Unicentro é a responsável pela implementação do programa na região do Litoral, nos municípios de Antonina, Guaraqueçaba e Morretes, o denominado VRS Mata Atlântica. O trabalho foi iniciado em 2021, pela Invest e parceiros, e já teve como resultado a 1ª oficina com produtores e operadores de turismo locais. A 2ª oficina está agendada para o próximo mês, com a reunião de diversos produtores das três cidades.

A ideia é unificar toda a produção e serviços turísticos desses três municípios dentro da marca “VRS Mata Atlântica”. A participação da Unicentro foi no desenvolvimento de pesquisas de mercado e de campo. O reitor da universidade, professor Fábio Hernandes, afirma que além de colocar em prática o que aprendem na sala de aula, os alunos envolvidos no programa tiveram uma vivência muito forte com outra cultura, que é a dos produtores rurais.

“São várias áreas interdisciplinares. O que eles viram, produziram e conversaram resultou em uma interação, não apenas de criar relatórios e aprenderem na prática, mas também de vivenciar as oportunidades, ameaçadas, pontos fortes e fracos. Eles se entusiasmaram em comentar sobre essa oportunidade”, disse.

UEL – Já a Universidade Estadual de Londrina entra em uma nova oportunidade do VRS, lançada recentemente. Ela é a responsável pela implementação do VRS das cadeias de Mate e Pinhão, na região do Sudeste do Estado, abrangendo 14 municípios paranaenses: Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Guarapuava, Inácio Martins, Paula Freitas, Paulo Frontin, Pinhão, Porto Vitória, São João do Triunfo, São Mateus do Sul, Turvo e União da Vitória.

“É a oportunidade da universidade fazer parte do cotidiano das pessoas, trazendo sua expertise para a sociedade. É a integração do conhecimento e da pesquisa, mas pensando na sociedade como um todo e fazendo cumprir seu papel social”, afirmou a coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública da UEL, Vera Lúcia Tieko Suguihiro.

COMERCIALIZAÇÃO – A UEL também tem um papel importante com um projeto-piloto que prevê apontar um modelo viável e sustentável para o turismo a partir da estruturação de estações Michi-no-Eki, iniciativa de origem japonesa, importado por meio da irmandade entre Paraná e a Província de Hyogo.

O objetivo é instalar nas 15 Regiões Turísticas do Estado estruturas à beira da estrada para recepção de viajantes e turistas, com a promoção dos produtos e do turismo local. As estações deverão se chamar Ponto Paraná.

Fonte: Agência Estadual de Noticias

Relacionado

You Might Also Like

Invest Paraná lidera comitiva para divulgar atrativos paranaenses nos Estados Unidos

admin junho 29, 2022
Share this Article
Facebook Twitter Email Print
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Welcome Back!

Sign in to your account

Register Lost your password?