A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em parceria com a Universidade Latino Americana (Unila), iniciou estudos da qualidade da água e do solo na região do Arroio Dourado em Foz do Iguaçu. O objetivo é avaliar qual o impacto sobre o meio ambiente do depósito de lixo que ficava naquela região até metade da década de 1990.
Os estudos integram o Projeto Arroio Dourado, financiado com recursos do programa Fundo Azul da Sanepar.
A coleta das amostras está sendo realizada pelo laboratório Mérieux NutriSciences – Bioagri. Este material será analisado por pesquisadores da Unila que farão a avaliação da qualidade nos corpos hídricos, nos poços, solos, sedimentos e amostras de peixes.
O resultado das análises poderá nortear ações de políticas públicas para a área. O local, após a desativação do lixão, foi ocupado por uma comunidade e o estudo vai contribuir para determinar normas seguras de ocupação da região.
O Fundo Azul é um programa da Sanepar que visa a cooperação com instituições externas para o desenvolvimento de projetos e intervenções visando a preservação, conservação, recuperação de bacias de mananciais e áreas de recarga de poços tubulares profundos.